Terça, 24 de Maio de 2022 13:05
(61) 98185-9647
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão ouve Aneel sobre aumentos na conta de luz

Paulo Sergio/Câmara dos Deputados Danilo Forte cobra explicações da Aneel sobre "parâmetros usados para aprovar reajuste" A Comissão de Minas e E...

06/05/2022 15h10
Por: Estúdio Livre News Fonte: Agência Câmara de Notícias
Danilo Forte cobra explicações da Aneel sobre
Danilo Forte cobra explicações da Aneel sobre "parâmetros usados para aprovar reajuste - (Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados promove audiência pública na quinta-feira (12) para discutir o reajuste nas tarifas de energia elétrica autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Autor do requerimento, o deputado Danilo Forte (União-CE) está preocupado com o reajuste no Ceará, onde a conta de energia vai subir em média 24,88%, mas lembra que em oito estados os aumentos ficaram acima da inflação. Ele pede explicações sobre "os parâmetros utilizados para aprovar esse reajuste tarifário".

Nesta semana, a Câmara aprovou urgência para a votação em plenário do PDL 94/22, que susta os efeitos de resolução da Aneel que autorizou o reajuste no Ceará. Autor do projeto, o deputado Domingos Neto (PSD-CE) afirmou que o objetivo é alterar o texto para barrar todos os reajustes autorizados pela Aneel em diversos estados. “Houve reajuste abusivo de 20% em Alagoas; 21% na Bahia; 17% no Mato Grosso do Sul; de cerca de 20% Rio Grande do Norte; quase 25% de reajuste médio de energia no Ceará; e já aviso logo aos mineiros que haverá aumento no dia 22 de maio ”, disse.

A audiência ocorre no plenário 14,  às 13 horas.

Foram convidados:

  • a diretora da Aneel Elisa Bastos Silva;
  • um representante da Enel (Ente Nazionale per l'Energia Elétrica), concessionária no Ceará, entre outros.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF
Atualizado às 12h57 - Fonte: Climatempo
24°
Nuvens esparsas

Mín. 14° Máx. 28°

24° Sensação
19 km/h Vento
47% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol
Quinta (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 26°

Sol
Ele1 - Criar site de notícias