Segunda, 06 de Dezembro de 2021 12:19
(61) 98185-9647
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão rejeita projeto que prevê incentivo fiscal para empresa em cidade com baixo IDH

Cleia Viana/Câmara dos Deputados Marco Bertaiolli: proposta inoportuna no momento em que se discute reforma tributária A Comissão de Finanças e T...

19/11/2021 16h40
Por: Estúdio Livre News Fonte: Agência Câmara de Notícias
Marco Bertaiolli: proposta inoportuna no momento em que se discute reforma tributária - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Marco Bertaiolli: proposta inoportuna no momento em que se discute reforma tributária - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 273/21, que concede benefícios fiscais para as empresas que se instalarem em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Para o relator, deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), a proposta é inoportuna. “Estamos em um momento de discussão sobre reforma tributária no País, e o regime geral ótimo de incentivos fiscais dependerá muito de qual sistema tributário deverá surgir”, disse o relator ao recomendar a rejeição.

“Um programa por meio de incentivos fiscais localizados só valeria a pena se a riqueza criada nos municípios beneficiados ‘transbordasse’ para os demais e de forma mais do que proporcional”, disse Bertaiolli. “Difícil avaliar essa dinâmica”, continuou, alertando para os riscos à competitividade e às finanças públicas.

O texto rejeitado previa desconto no Imposto de Importação, no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), no Imposto de Renda e em três contribuições sociais (Previdência, CSLL e Cofins).

Em caso de fraude seria aplicada uma multa correspondente a duas vezes o valor da vantagem recebida indevidamente.

Como foi rejeitada na única comissão designada para analisar o mérito, a proposta, de autoria do deputado Roberto de Lucena (Pode-SP), deverá ser arquivada, a menos que haja recurso para análise no Plenário da Câmara.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF
Atualizado às 12h16 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 28°

28° Sensação
15 km/h Vento
58% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (07/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (08/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias